publicidade

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pesquisadores querem criar padrão para comunicação com ETs

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e da França fizeram um estudo e propuseram que os terráqueos criem um protocolo único para se comunicar com extraterrestres. A ideia é melhorar a “efetividade” da comunicação.
Em 1974, por exemplo, pesquisadores usaram um radiotelescópio para mandar uma mensagem para os extraterrestres. A comunicação, que tinha como destinatário um conglomerado de estrelas que fica a 25 mil anos-luz da Terra, tinha informações sobre o nosso DNA, imagens de um humano e o nosso Sistema Solar. Desde então, ao menos três mensagens foram enviadas, usando elementos como música, fotos e desenhos.
Mas, para Dimitra Atri, da Universidade do Kansas, Julia DeMarines, da Universidade Espacial Internacional na França, e Jacob Haqq-Misra, da Universidade do Estado da Pensilvânia, mensagens que contêm elementos como música e sons podem passar despercebidas pelos extraterrestres que não tenham percepção auditiva. Por isso, eles defendem que a comunicação seja simples.
Eles querem que seja criado um protocolo que indique fatores unificados como método de transmissão, tipo de codificação, conteúdo e periodicidade da comunicação. Hoje, segundo eles, há três antenas capazes de enviar mensagens para qualquer local da nossa galáxia. Elas estão em Porto Rico, Estados Unidos e Ucrânia.

A ideia é testar o protocolo com pessoas de diferentes culturas aqui da Terra para criar diretrizes que sejam “universais”.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More