publicidade

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Robô consegue ouvir respiração de pessoas através da parede

Um novo robô militar chamado Cougar20-H consegue ouvir a respiração de uma pessoa através da parede.

Ele foi criado para suprir uma deficiência da atual frota americana, que contava com máquinas velozes, capazes de percorrer enormes distâncias e com sensores capazes de selecionar alvos de dia ou à noite, mas que eram incapazes de localizar alvos potenciais que estão escondidos dentro de casas.

O único problema do Cougar20-H é que sua mínima mobilidade limita seu uso militar. Para operações de busca e resgate ou impasses, no entanto, esse robô pode ser indispensável. Por exemplo, ele é capaz de localizar pessoas incapacitadas, presas em um prédio que desabou.

O Cougar20-H também poderá ser usado para ajudar no monitoramento do contrabando na fronteira, não apenas escaneando os veículos atrás de pessoas, como também para detectar túneis subterrâneos usados por contrabandistas de produtos e de gente. A informação foi revelada pela revista Wired.

Fabricado pela empresa TiaLinx, o robô é a última novidade em sistemas que usam sensores de feixes finos de ultrabanda larga de radiofrequência em multigiga-Hertz (RF) da empresa (UWB, na sigla em inglês).

A versão anterior, chamada de Eagle5-N era um radar montado sobre um tripé que conseguia detectar a respiração e monitorar as batidas do coração através de paredes. Um subsídio do exército levou ao desenvolvimento do Cougar10-L, uma versão do Eagle5-N montada sobre um pequeno robô controlado à distância.

Mas o Cougar10-L precisava ficar muito perto de uma parede para “ouvir” através dela, o que o tornou intrusivo durante operações silenciosas. Já o Cougar20-H tem um radar mais poderoso que lhe permite captar os sons à distância.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More